sedentarismo

 

O Sedentarismo no Brasil

 

A revista The Lancet acabou de publicar um estudo sobre a prevalência de sedentarismo em vários países, incluindo o Brasil.
Critérios para se considerar atividade física insuficiente: fazer menos de 150 minutos de atividade física moderada ou 75 minutos de atividade intensa por semana.

Infelizmente o Brasil foi um dos países que apresentaram maior prevalência de inatividade física do mundo, em torno da metade da população, e as mulheres são ainda mais inativas que os homens. O sedentarismo está sem dúvidas associado a várias doenças e a aumento de mortalidade.

E eu realmente espero que você não seja mais uma pessoa que vai passar a vida falando que vai começar a fazer exercícios depois da semana que vem, do ano que vem, da formatura, do frio, do calor, da aposentadoria, ou que não faz porque mora em BH e só gosta de surf.

É necessário que os governantes façam sua parte e estimulem e facilitem o acesso da população a locais apropriados para a realização de exercícios.

Mas depende de você acreditar nessa informação e priorizar isso na sua vida. A vida é muito corrida e se a gente deixar para fazer atividade física só se sobrar tempo não vai fazer nunca. Deixe coisas menos importantes de lado e cuide da sua saúde.

Referência: Wolrdwide Trends in Insufficient Physical Activity From 2001 to 2006. The Lancet, september 4, 2018.

 

Dra. Fernanda Pena

Endocrinologista CRM MG: 30.778 | CRM SP: 170.765 | RQE MG: 39.876 | RQE SP: 68.695

 

Categories:
  Esporte, Saude
this post was shared 0 times
 000