HIPOGLICEMIA NO PACIENTE DIABÉTICO: COMO RECONHECER E TRATAR
A hipoglicemia é a queda do açúcar no sangue. Ela ocorra mais frequentemente quando há omissão ou atraso na alimentação ou por uso incorreto de medicações incluindo as insulinas e alguns medicamentos orais (alguns dos medicamentos orais apresentam possibilidade maior de causar hipoglicemias).
O tratamento da hipoglicemia leve (quando a glicose está menor do que 70 mg/dl mas o paciente ainda tem condição de ingerir alimentos pela boca sem risco de aspiração) requer a ingestão de 15 a 20 g de glicose através de algum alimento ou líquido que contenha glicose de rápida absorção (1 colher de sopa de açúcar em 1 copo de água, 1 copo com 200 ml suco de fruta integral, 1 copo com 200 ml de refrigerantes com açúcar, 3 balas moles com açúcar ou tabletes e sachês de glicose disponíveis em farmácias que contenham em torno de 15 a 20 g de glicose).
Evite corrigir com alimentos que tenham também gorduras, fibras ou proteínas como doce de leite, chocolates a não ser que não tenha outra opção melhor, como as que foram indicadas acima, para a correção.
Repita a ingestão destes alimentos a cada 10 a 15 minutos se necessário até que se controle a hipoglicemia.
Tenha sempre um alimento deste tipo, de fácil acesso, com você, e se apresentar sintomas de hipoglicemias, mesmo que não consiga medir a glicemia naquele momento para confirmar, trate como se fosse uma hipoglicemia e em seguida procure ajuda médica.
Não dirija por pelo menos 45 a 60 minutos após o controle de um episódio de hipoglicemia e não dirija mesmo depois caso não esteja se sentindo em condição.
Caso o paciente esteja inconsciente deve-se aplicar o Glucagon, hormônio antagonista da insulina vendido em seringas para aplicação subcutânea, que pode ajudar a elevar a glicose de forma rápida até que o paciente chegue a um serviço de urgência mais próximo. Não dê nada pela boca de uma pessoa inconsciente.
Sintomas de hipoglicemia:
- Tremores;
- Nervosismo e ansiedade;
- Suores e calafrios;
- Irritabilidade de impaciência;
- Confusão mental, sonolência;
- Taquicardia, palpitações;
- Tontura, vertigem, visão embaçada;
- Sensação de fome, náuseas;
- Fraqueza;
- Dor de cabeça;
- Falta de coordenação motora;
- Pesadelos;
- Convulsões;
- Perda da consciência.