FERTILIDADE, HORMÔNIOS MASCULINOS E ESPORTE
O sistema reprodutor do homem é altamente sensível aos efeitos do exercício físico.
A atividade física e a participação no esporte podem influenciar a saúde do homem do ponto de vista andrológico de forma positiva ou negativa, dependendo da modalidade do esporte, sua intensidade, duração e dependendo do estado de saúde individual de cada atleta.
A prática de atividade física é uma das bases para um estilo de vida saudável e deve ser fortemente incentivada. Entretanto atletas envolvidos em atividades muito intensas podem apresentar alterações nos hormônios masculinos e na fertilidade e devem sem avaliados de forma apropriada antes e ao longo de seu treinamento.
A anormalidade mais conhecida em atletas altamente treinados ou em overtraining é a redução da concentração da testosterona. Especialmente o treinamento de endurance intenso e crônico (maratonistas, corredores de longa distância, ciclistas) pode levar a redução dos níveis de testosterona e causar sintomas clínicos de sua deficiência.
O desejo sexual e a função erétil também podem ser afetados. Estimular a atividade física é de grande benefício para maximizar a função sexual também, porém praticantes de exercícios crônicos de longa duração e alta intensidade podem ter níveis reduzidos da testosterona e desta forma podem apresentar redução do desejo sexual e disfunção erétil.
O exercício físico intenso em diversas modalidades esportivas pode alterar a quantidade e qualidade dos espermatozoides. Alguns estudos com ciclistas mostraram associação entre maior número de horas de ciclismo e alterações no espermograma.
A varicocele é também uma das doenças andrológicas mais frequentes em atletas de idades variadas e alguns estudos mostraram que pode estar presente em 29% ou mais dos indivíduos deste grupo. Ela está associada a alterações dos espermatozoides e infertilidade, e alguns estudos sugerem que atletas possam ter mais alterações se comparados a não atletas portadores desta mesma patologia.
Outra causa frequente de alterações do eixo hormonal masculino é o uso de anabolizantes, que pode causar redução da produção natural e fisiológica dos hormônios masculinos e infertilidade, além de vários outros problemas de saúde.
A prevenção e o tratamento dos problemas andrológicos em atletas são tão importantes quanto a promoção de um estilo de vida saudável, por isso procure seu médico e faça uma avaliação.