Endocrinologia no esporte

Suplementação e avaliação do atleta
Home  /  Endocrinologia no esporte

O estímulo ao esporte é parte do meu trabalho. Sabemos o quanto a atividade física é importante para a qualidade de vida e saúde das pessoas.

Além disso, o esporte profissional tem evoluído muito e é reconhecido que a alimentação adequada e uso de alguns suplementos estão associados a aumento significativo da performance.

A grande maioria dos atletas profissionais segue orientações especializadas sobre alimentação e faz uso de suplementos e recursos ergogênicos.

Atletas amadores engajados em treinamentos de alto nível também podem se beneficiar do uso de suplementos, pois as vezes se exercitam em níveis muito semelhantes aos dos profissionais.

Entretanto para cada esporte, nível e volume de treinamento há uma suplementação específica. Nem tudo serve para todo mundo. E dependendo do indivíduo não há necessidade de qualquer suplementação, especialmente para o praticante comum de atividade física sem volume elevado de treinamento.

Alguns suplementos aumentam a performance em 1 a 2 %. Parece pouco, mas faz uma diferença enorme na hora dos resultados finais de um atleta profissional. Entretanto vemos muitas informações falsas sobre supostos benefícios para estética e composição corporal que não existem.

E precisamos reforçar sempre que o uso de anabolizantes e outras substâncias proibidas é prejudicial a saúde e deve ser fortemente desestimulado.

Oriente-se com nutricionistas e endocrinologistas experientes nesta área para evitar problemas de saúde e gastos desnecessários com produtos que não trarão qualquer benefício.

Atendimento Belo Horizonte / Nova Lima

Rua Orozimbo Nonato, 102
Bloco A - Sala 704
Nova Lima - MG
CEP 34006-053
Tel:31 3261-3156

RECURSOS ERGOGÊNICOS X SUPLEMENTOS ALIMENTARES

Você sabe qual a diferença entre Recursos Ergogênicos e Suplementos Nutricionais?

Recurso Ergogênico se refere a qualquer técnica de treinamento, suporte mecânico, prática nutricional, método farmacológico ou técnica psicológica que possa melhorar a capacidade de performance no exercício, melhorar a adaptação ao treinamento ou ajudar na sua recuperação.

Suplemento Alimentar é um produto que contém um ou mais ingredientes alimentares que se destinam a complementar uma dieta normal, quando não for possível a ingestão de nutrientes na quantidade suficiente para a demanda do indivíduo.

Eles podem incluir vitaminas, minerais, ervas, aminoácidos, proteínas, carboidratos, ácidos graxos, fitosteróis ou enzimas, e são tipicamente vendidos em forma de tabletes, cápsulas, géis, líquidos, pós e barras.

Os suplementos alimentares podem ser considerados recursos ergogênicos se eles comprovadamente melhoram o desempenho durante o exercício, se ajudam na preparação do atleta para o treinamento ou se contribuem para a sua recuperação.

Os Suplementos Alimentares tem também ter um papel importante para que os atletas consigam consumir quantidades adequadas de calorias, carboidratos e proteínas na sua dieta, porém eles não devem ser vistos como substitutos de uma alimentação saudável e balanceada.

Apesar do apelo da indústria, os estudos realmente sérios mostram que nem todos os suplementos vendidos do mercado comprovaram melhorar o desempenho atlético de forma significativa.

Além disso, existem particularidades na hora da escolha do suplemento utilizado em relação a modalidade esportiva realizada (se esportes de endurance, resistência ou intermitente).

O profissional que acompanha o atleta deve estar atualizado sobre o papel da nutrição e da suplementação no exercício para que ele possa fornecer informação honesta e acurada para o seus atletas e treinadores, evitando o uso de produtos desnecessários ou prejudiciais para sua saúde.

Procure um profissional para sua orientação e bons treinos!

QUEM PRECISA DE SUPLEMENTOS ALIMENTARES OU ERGOGÊNICOS?

O uso de suplementos alimentares e de outros recursos ergogênicos pode ser muito importante para o desempenho atlético. Atletas de elite geralmente tem indicação de usá-los. E atletas amadores envolvidos em esportes com treinamentos intensos e com altas demandas também podem se beneficiar.

Muitos indivíduos fazem treinamentos de alta intensidade ou longa duração, alguns com mais de 2 a 3 horas por dia, 5 a 6 vezes por semana, e nestes casos o uso de suplementos passa a ser necessário para atingir as demandas metabólicas e energéticas elevadas difíceis de serem atingidas na dieta habitual.

A ingestão inadequada de calorias assim como a má qualidade e má distribuição dos nutrientes pode levar a perda de peso e de massa magra, pode aumentar a incidência de infecções, de overtraining e de lesões. Consequentemente reduzindo o desempenho.

Cabe ao profissional que acompanha a estratégia nutricional e de treinamento do indivíduo determinar as suas necessidades energéticas assim como a melhor distribuição de nutrientes e a indicação de suplementos necessários para atender a sua demanda. E ainda é necessário que se avalie as particularidades de cada esporte para orientar qual recurso ergogênico poderá elevar a performance daquele atleta específico.

Existem suplementos e recursos ergogênicos usados em momentos distintos do treinamento. Por exemplo: altetas de endurance podem precisar de suplementações diferentes de acordo com os momentos de ciclo de treinamento (inicio de temporada, fase de perda de peso, aumento significativo de volume de treino ou competição). Cada esporte possui sua particularidade. E cada indivíduo é único e precisa ser avaliado dentro do seu contexto e de suas características pessoais.

Porém nem todas as pessoas precisam ou se beneficiam de alguma forma do uso de suplementos. Para a maioria dos praticantes de atividade física de intensidade leve a moderada, com duração de até 60 minutos em torno de 3 a 4 vezes por semana, uma alimentação balanceada é suficiente.

Procure um profissional que tenhas experiência em treinamento de atletas para ajudá-lo de forma ética e responsável a conquistar seus objetivos e sua melhor performance!

Envie sua mensagem!