O estímulo ao esporte é parte do meu trabalho. Sabemos o quanto a atividade física é importante para a qualidade de vida e saúde das pessoas.
Além disso, o esporte profissional tem evoluído muito e é reconhecido que a alimentação adequada e uso de alguns suplementos estão associados a aumento significativo da performance.
A grande maioria dos atletas profissionais segue orientações especializadas sobre alimentação e faz uso de suplementos e recursos ergogênicos.
Atletas amadores engajados em treinamentos de alto nível também podem se beneficiar do uso de suplementos, pois as vezes se exercitam em níveis muito semelhantes aos dos profissionais.
Entretanto para cada esporte, nível e volume de treinamento há uma suplementação específica. Nem tudo serve para todo mundo. E dependendo do indivíduo não há necessidade de qualquer suplementação, especialmente para o praticante comum de atividade física sem volume elevado de treinamento.
Alguns suplementos aumentam a performance em 1 a 2 %. Parece pouco, mas faz uma diferença enorme na hora dos resultados finais de um atleta profissional. Entretanto vemos muitas informações falsas sobre supostos benefícios para estética e composição corporal que não existem.
E precisamos reforçar sempre que o uso de anabolizantes e outras substâncias proibidas é prejudicial a saúde e deve ser fortemente desestimulado.
Oriente-se com nutricionistas e endocrinologistas experientes nesta área para evitar problemas de saúde e gastos desnecessários com produtos que não trarão qualquer benefício.