O câncer da tireoide tem sido diagnosticado cada vez mais nos últimos tempos. Atualmente ele é o 5º tipo de câncer mais frequente na mulher e o 10º mais frequente nos homens.
O diagnóstico de qualquer tipo de câncer sempre é aterrorizante, mas felizmente o prognóstico geral do câncer da tireoide é muito bom e parte significativa dos casos evolui para cura após o tratamento com cirurgia e, caso indicado, com iodo radioativo. Ainda assim, procure um endocrinologista caso apresente um nódulo de tireoide para avaliação o mais rapidamente possível, pois uma parte destes tumores pode apresentar comportamento mais agressivo.
Ele é três vezes mais frequente em mulheres que em homens, e mais comum na idade reprodutiva delas.
História familiar de parentes de primeiro grau com câncer de tireoide ou história de tratamento com radiação são fatores de risco para o aparecimento desta doença.
Tipos de câncer de tireóide
Existem quatro tipos de câncer de tireoide:
– papilar (o mais comum e em geral menos agressivo de todos, dependendo dos subtipos).
– folicular (também em geral pouco agressivo, mas também variando de acordo com subtipos).
– medular (este já mais agressivo que os anteriores, porém menos frequente).
– anaplásico (bem agressivo, mas felizmente raro).
Diagnóstico
O diagnóstico é feito através da palpação de um nódulo na tireoide, seguida da complementação com o ultrassom que irá indicar a necessidade da punção (biópsia) deste nódulo. A punção da tireoide é feita para se confirmar a suspeita do câncer e daí é indicada a cirurgia. Não há indicação para realização de ultrassom de tireoide de rotina para a população geral.
Tratamento
O tratamento é feito com a cirurgia para retirada da tireoide ou de parte dela, em alguns casos. Em seguida, se necessário, faz-se a complementação com o uso de iodo radioativo.
Depois disso inicia-se a terapia com o hormônio da tireoide que deverá ser administrado em doses suficientes para manter o hormônio TSH nos níveis adequados para evitar a chance de recidivas. Este nível de TSH varia para cada caso.
O controle é feito com a realização de exames laboratoriais e de imagem nas datas recomendadas, fique atento à programação feita pelo seu médico.
Apesar de sabermos que a evolução geral dos pacientes portadores de câncer de tireoide é muito boa, evite problemas fazendo seu controle de forma rigorosa.